Páginas

28 de jun. de 2012

Fiquem ligados, porque aqui o assunto filosofia ferve. Acompanhem mais uma análise dos estudos de Aristóteles no blog Mundo de Beakman.








Estudo do que é Ciência da Natureza (física) para Aristóteles, em sua Obra: 
"Segundos Analíticos - Livro II"

No primeiro capítulo do segundo livro da Física Aristóteles fornece uma lista daquilo que seria objeto da ciência da natureza, declarando que todas as outras coisas não dispostas na lista seriam por "outras causas" distintas da natureza.
Nessa lista Aristóteles diz: "Entre os entes, uns são por natureza, outros são por outras causas; por natureza são os animais e suas partes, bem como as plantas e os corpos simples, isto é, terra, fogo, ar e água (de fato dizemos que essas e tais coisas são por natureza), e todos eles se manifestam diferentes em comparação com os que não se constituem por natureza, pois cada um deles tem em si mesmo principio de movimento e repouso  -uns, de movimento local, outros, de crescimento e definhamento, outros de alteração.."

*Para os Gregos, Natureza significa "o movimento do mundo" ou seja, as plantas morrendo, nascendo novamente, as águas correndo, etc..

*O objetivo da ciência da natureza (física) é descobrir a causa última!

Para ser ciência da natureza precisa primeiro começar com aquilo que é mais claro para nós e terminar com aquilo que é mais fácil para ser explicado, ou seja, primeiro "para nós" e depois "sem mais".
  Ex: "Para nós" -> aquilo que está perto de nós, mas é muito difícil de entender e explicar (amor materno)
         "sem mais" -> não pode ser vivenciado mas é mais fácil de ser explicado (triangulo, lua..)

-Tudo que é por natureza se move sozinho e carrega seu sentido de repouso. Existem 3 tipos de movimentos:
    ~Local: andar, ou se deslocar de um lugar para o outro.
    ~Crescimento e definhamento: crescer, morrer, apodrecer.
    ~Alteração: alterações naturais da vida.
      Ex: a mudança de cor das folhas das árvores, a mudança da cor dos cabelos para branco, e etc..

*Quando você pinta o cabelo é uma alteração violenta, pois é uma mudança externa.
*Assim como quando a árvore vira mesa também é uma alteração violenta. Quando eu chamo a mesa de mesa ela não é por natureza, mas quando eu a chamo de coisa de madeira ela é por natureza.

*Para Aristóteles, todos os astros (Sol, Lua...) são feitos de Éter, e o movimento das coisas feitas por Éter é ficar girando, e tudo que é feito por éter não é considerado ciência da natureza, pois ele não está incluso nos corpos simples.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...